Ágora Rio discute política pública em rede

Ágora Rio discute política pública em rede

Que tal reinventar o formato da consulta pública? Ao invés de disponibilizar o formulário no portal da organização para o cidadão comentar os artigos da legislação, pense numa plataforma colaborativa na qual os atores contribuem e interagem entre si. Essa é a aposta do projeto Ágora Rio, desenvolvida pelo laboratório de participação social da Prefeitura do Rio, o Lab.Rio.

A consulta pública é uma forma de participação social. As organizações consultam a sociedade sobre a implementação de uma norma, um normativo ou regulamento. Isso é feito por intermédio de um formulário, onde os cidadãos fazem comentários nos artigos do regulamento, que será compilado para subsidiar a tomada de decisão.

Quando as interações ocorrem numa plataforma colaborativa, como a Ágora Rio, o governo “abre” a consulta pública para a sociedade, que passa a sugerir ideias a partir de uma terma pré-determinado. Nesse processo, quanto mais interação houver entre os perfis da rede, melhor. Os comentários mais citados ganham reputação e sobem num ranking, como se os cidadãos estivessem num game.

As propostas mais votadas são apresentadas durante webconferência ao vivo pelo You Tube. A curadoria dos temas é realizada pelos orgãos da Prefeitura do Rio, que subsidiam as respostas e decisões do Prefeito.

Toda essa dinâmica promove transparência na discussão da política pública, envolvendo a sociedade numa co-produção participativa e colaborativa, bem diferente do processo anterior.

 

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE